Brasil envelhece e precisa olhar para os seus idosos; entenda
Matéria de Capa Revista IstoÉ – EDITORA3 – 03/11/2023 – 8:30
O número de brasileiros acima de 65 anos multiplicou por 8 nos últimos 50 anos e o País não se preparou para o envelhecimento da população. A conta chegou: rombo da previdência é bilionário, sistema de saúde não suporta a demanda, não há planejamento urbano nem de lazer e mais de 70% das empresas admitem não contratar acima de certa idade. Dessa forma, o idoso é cada vez mais marginalizado.
Mais que apenas uma posição vexatória na forma como tratamos essa fase da vida, o estudo da Handicare UK mostra como a questão de avanço etário populacional deve ser encarada de forma ampla e não apenas como situação que cabe aos agentes previdenciários e de saúde. Em todas as instâncias, deixam explícito que o Brasil é uma nação que não sabe lidar com velhice.
“É fundamental reforçar de modo intenso e constante uma educação básica inclusiva que transforme cada aluno em ativista da causa do não preconceito e, particularmente, do anti-etarismo. Transformar os futuros profissionais em agentes engajados e multiplicadores desta mudança é empoderá-los para serem protagonistas de uma sociedade realmente diversa, inclusiva, plural e que aproveite de maneira plena e agregadora o conhecimento e as experiências de cada geração, propiciando um ambiente acolhedor, propício para a busca de soluções mais disruptivas e em positiva evolução”, afirma Mauro Wainstock, publicitário e sócio-fundador da consultoria HUB 40+, especializada em diversidade etária e integração geracional.
https://istoe.com.br/brasil-envelhece-e-precisa-olhar-para-os-seus-idosos-entenda/